Fundada em 1255, tal como referido no manuscrito de 1858 assinado pelo Abade João Anes, do estilo românico existem algumas reminiscências na forma de sustentar a cornija, subsistindo apenas um modilhão primitivo com cara, no cunhal SE. da capela-mor, e no esquema de abertura de vãos e fenestração de metade da nave.
Igreja de planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor rectangular profunda, tendo adossada transversalmente 2 corpos rectangulares sendo um deles a Capela do Sagrado Coração de Jesus (também conhecida como Capela da Cachadinha) e outro a sacristia. Tem frontespício ladeado por pilastras e coroado por frontão triangular com pináculos nos cunhais; portal de verga recta e frontão interrompido encimado por óculo quadrilobado interrompendo a cornija inferior. Torre sineira recuada, quadrangular e rematada por merlões chanfrados.
Fachadas laterais da nave com portal de arco quebrado simples, estando o S. interiormente entaipado, fresta e porta de verga recta encimada por janela. Cornija assente sobre modilhões chanfrados. Capela-mor, sacristia e capela revestida a reboco. Interior com coro-alto, 2 capelas colaterais de arco pleno com intradorso, pintado com motivos florais, 2 capelas laterais postas de ângulo com retábulos de talha dourada e púlpito quadrado no lado do Evangelho.
Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 47 508, DG, 1.ª série, n.º 20 de 24 janeiro 1967
© 2025 Junta de Freguesia de Rebordões Souto. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional